quinta-feira, 17 de junho de 2010

Cɑรɑɱɛɳtѳ ɛ Բɑɱíʆiɑ...

           
Muitos países ganharam às mulheres direitos iguais aos dos homens no que diz respeito ao casamento, ao divórsio e aos bens da família. Mas em alguns lugares a mulher se casa ainda criança. Esses “casamentos infantis” propicam poucas oportunidades devida e em geral resultam em pobreza.
Ficamos muito surpresos pela forma como as diferentes culturas encaram o casamento. É dificil acreditar nos informes da organização Macedona “a primeira embaixada das crianças do Mundo” de que algumas meninas Europeias são prometidasem casamento. Isso acontece entre os Macedonas muçumanos numa cidade chamada Labuniste. Na radio dessa cidade ouvem-se mensagens de congratulações de parentes pelo noivado de crianças de poucos meses de idade. Naturalmente que não se trata de um casamento de “livre e espontânea vontade dos noivos”. O costume existe hámuitas gerações e ninguém vai quebrar a tradição.

A tradição pode ser mudada desde que o país inteiro se manifeste para quebrá-la. Como o povo acradita que essa tradição é simplismente para que a mulher não sofra por amor, pois seu pai, por ser mais velho, é quem sabe escolher o noivo... Infelizmente é muito difícil injetar nesses povos a informação de que a mulher tem que ter o mesmo direito dos homens.


Camila Zocarato

Nenhum comentário:

Postar um comentário